A nossa história

Kitchen Dates – Maria & Rui

Tudo começou na Holanda. Vivíamos em Amesterdão e demos por nós a olhar para o pão que estava à nossa disposição e a pensar: por que raio há aqui uns dez ingredientes? Não deveria o pão ser apenas farinha, água e sal? O que começou como uma mera interrogação acabou por se transformar numa mudança drástica de filosofia de vida, de hábitos de consumo, de gostos e até de carreira profissional.

Numa primeira fase abandonámos progressivamente todo o tipo de produtos processados. Afinal, se o pão era uma confusão de ingredientes, o que seria de tudo o resto? Decidimos então começar a tentar fazer tudo de raiz. E pelo caminho, com muito estudo, deixámos para trás a carne vermelha, depois a branca, mais tarde o peixe e o marisco e por fim ovos e lacticínios. Quando demos por nós tínhamos uma alimentação 100% vegetal, mais em linha com os novos princípios que abraçávamos.

Foi um período de inúmeras experiências na cozinha – muitas delas fracassadas (nem queiras imaginar os primeiros pães que saíram do nosso forno!). E uma reeducação do nosso palato, (re)descobrindo sabores menos comuns e abrindo horizontes. Com tanta novidade nas nossas vidas, os amigos e a família começaram a fazer cada vez mais perguntas. Para responder a isso criámos uma conta no Instagram e chamámos-lhe Kitchen Dates. Na altura era um mero encontro a dois na cozinha, mas o nome viria a ganhar ainda mais significados.

E se recebêssemos pessoas em casa?

A nossa história mudou para sempre no dia em que um casal amigo, que também vivia em Amesterdão, nos lançou um desafio: abrir a porta de nossa casa a estranhos para provarem a nossa comida. Como gostávamos muito de cozinhar e queríamos mostrar aos outros as virtudes deste estilo de vida, na cabeça deles fazia todo o sentido darmos esse passo. Nós, introvertidos por natureza, quase nos assustámos. Foram precisos meses até que decidíssemos avançar. Hoje podemos dizer que foi uma das melhores decisões das nossas vidas. Nada do que aconteceu desde então teria aparecido no nosso caminho se não fosse aquele primeiro brunch para quatro pessoas em Amesterdão, em Fevereiro de 2017.

Depois de dois anos a organizar eventos em nossa casa, primeiro na Holanda, depois já em Lisboa, sentimos necessidade de levar os Kitchen Dates para uma nova casa. Assim, abrimos em Outubro de 2019 o primeiro restaurante sem caixote do lixo de Portugal – e o único no mundo a juntar a esse compromisso o uso exclusivo de produtos de origem local.