O restaurante

Kitchen Dates – sala

Depois de dois anos a organizar eventos em nossa casa, sentimos necessidade de levar os Kitchen Dates para uma nova casa. Assim, abrimos em Outubro de 2019 o primeiro restaurante sem caixote do lixo de Portugal – e o único no mundo a juntar a esse compromisso o uso exclusivo de produtos de origem local.

A ideia, na verdade, sempre foi ser muito mais do que um simples restaurante. Queríamos manter sobretudo a dinâmica dos eventos à porta fechada, juntando estranhos em torno de uma mesa única para partilhar uma experiência única à volta da comida. Queríamos organizar outros tipos de eventos, aproximando produtores e consumidores, académicos e leigos.

Todo o conceito assenta em sete princípios fundamentais:

1

Circular

Tudo o que entra pela porta ser consumido, reaproveitado ou transformado em composto – pela nossa compostora eléctrica, a Eva, que em 24 horas processa a matéria orgânica. Este composto é depois entregue aos produtores com quem trabalhamos ou encaminhado para a horta comunitária que temos no Parque Hortícola da Quinta das Carmelitas, em Carnide.
2

100% vegetal

Saúde, ambiente e bem-estar animal: nenhuma dieta tem um impacto tão positivo nestas três áreas quanto uma alimentação exclusivamente à base de plantas.
3

Local

Os vegetais e a fruta do dia-a-dia têm de vir de um raio 50 km à volta do restaurante. Para outros ingredientes estabelecemos um raio de 500 km daqui. Isso implica não ter produtos como café, cacau, banana, caju ou especiarias.
4

Sazonal

O respeito pelas estações é fundamental. Tudo tem o seu tempo e temos de saber esperar, espelhando nas ementas aquilo que as terras dos produtores dão a cada semana.
5

Sem embalagens

Toda a matéria-prima tem de chegar em recipientes reutilizáveis, como o azeite (numa cuba de inox) ou a amêndoa e a alfarroba (em sacas de ráfia).
6

Biológico

Só trabalhamos com produtores de agricultura biológica, e fazemos questão de visitá-los e conhecê-los melhor – assim como aos seus terrenos.
7

Transparente

Este desafio do desperdício zero traz conquistas e derrotas diárias – e exige transparência total na partilha dos momentos de maior sucesso e de fracasso.

Tínhamos planos ambiciosos, mas ao fim de apenas cinco meses de funcionamento caiu-nos em cima uma pandemia que destruiu o coração deste conceito: a mesa única. Reinventámo-nos inúmeras vezes ao longo de um ano, com iterações sucessivas, até que chegámos a um ponto em que decidimos parar. Sempre fomos um projecto de literacia alimentar, mas nesta fase estávamos praticamente reduzidos ao papel exclusivo de um restaurante – tudo para conseguir manter o negócio à tona com os constrangimentos da pandemia.

Fechar o restaurante foi a decisão mais lógica. Doeu muito, por todas as razões possíveis e imagináveis, mas podemos dizer que fechámos a porta sem uma única conta por pagar. Demonstrámos as inúmeras vantagens de um modelo de economia circular, tanto num negócio como em casa, com mudanças que fazem toda a diferença. Provámos que é possível uma cozinha sem desperdício, 100% local, de relação directa com todos os produtores, que desafia as convenções de um sector da restauração e da produção alimentar demasiado agarrado ao descartável e à conveniência e que debita os chavões da sustentabilidade sem lutar verdadeiramente por ela.

Ao dar este passo, recuperámos o fôlego e a disponibilidade para continuar a concretizar a principal missão dos Kitchen Dates, e com um impacto cada vez maior, através das outras dimensões do nosso trabalho.

Queremos incentivar e inspirar todos à nossa volta a caminhar na mesma direcção – a de um mundo mais consciente, saudável e sustentável.

Felizmente já somos muitos. E estamos eternamente gratos a todos os que se cruzaram connosco e que fizeram dos Kitchen Dates aquilo que são hoje em dia. Guardamos, ainda assim, um lugar especial no coração para os que contribuíram para a nossa campanha de crowdfunding e/ou que nos apoiaram mais significativamente ao longo dos ano e meio em que tivemos o restaurante a funcionar.

Nesta página encontras os nomes de todos os elementos da família Kitchen Dates.