0

Carrinho

A internet está repleta de fontes de informação sobre todos os assuntos possíveis e imagináveis. Por um lado isso é fantástico, mas também tem o reverso da medalha: é difícil seleccionar e consumir os conteúdos que verdadeiramente interessam. Com isso em mente, e porque nos estão sempre a pedir recomendações, decidimos partilhar contigo quatro sugestões que acreditamos serem relevantes:

Impacto Zero – Colin Beavan

“Impacto Zero”, Colin Beavan

É o testemunho em livro de um cidadão comum que procura viver com o mínimo impacto possível durante um ano, na cidade de Nova Iorque. Colin Beavan convida-nos a fazer parte do seu quotidiano e a acompanhar o processo de decisão de todos os passos que vai dando, desde a alimentação (comer local, sazonal, biológico, a granel), ao uso do frigorífico e à forma como lavamos a roupa. É uma reflexão profunda sobre mobilidade, comodismo e sustentabilidade.

É P'ra Amanhã

É P’ra Amanhã

Inspirados pelo filme “Demain”, seis amigos partiram à descoberta dos projectos que mais estão a contribuir para um futuro mais consciente e sustentável em Portugal. A série documental tem cinco episódios: Alimentação, Energia e Mobilidade, Economia, Política e Educação. Os episódios foram exibidos ao longo das últimas semanas na SIC, aos domingos de manhã, e continuam disponíveis online no site do É Pr’a Amanhã.

Caju

Caju: uma indústria tóxica

O seu consumo não pára de disparar, sobretudo à medida que cada vez mais pessoas procuram alternativas aos lacticínios. O caju é um ingrediente incrivelmente versátil, mas traz consigo uma nuvem negra de impactos na saúde e na subsistência de quem os apanha e processa. Ao descascá-lo é libertado um óleo tóxico que queima as mãos de quem lhe toca. Estamos a falar de marcas que ficam para a vida, e que em zonas onde esta é a única fonte de rendimento se agravam sucessivamente ao longo do tempo. Deixamos-te um artigo que explica em maior detalhe como esta indústria funciona e as consequências que acarreta. Se tiveres mais interesse neste assunto, encontras no YouTube vários vídeos que retratam esta realidade.

Por cá, felizmente, há muito por onde escolher (amêndoa, avelã, noz) e não temos qualquer necessidade de recorrer ao caju na nossa alimentação.

Peixe, Criação em Águas Turbulentas (Filet Oh Fish)

Este documentário explora a forma como o peixe que hoje em dia é comido em todo o mundo vive e  é processado até chegar aos pratos dos consumidores. Será saudável? Será sustentável? É, no mínimo, um filme interessante para nos fazer reflectir sobre as ideias que temos quanto ao peixe enquanto alimento.