O marketing alimentar inunda as nossas vidas por todas as frentes – nos media, na rua, nos supermercados, mas cada vez mais também no mundo digital. É no tabuleiro das redes sociais que muitas marcas jogam com toda a força, recorrendo a estratégias e figuras que ajudem a vender os seus produtos (quase) sem parecer que é publicidade. E o digital é quatro vezes mais poderoso do que os meios convencionais.
Hoje, nesta tentativa de influenciar aquilo que comemos, encontramos todo o tipo de protagonistas: actores, apresentadores de televisão, atletas ou personal trainers. Mas também uma classe aparentemente insuspeita: os nutricionistas.
O seu código deontológico obsoleto abriu a porta a uma relação que a própria bastonária da Ordem dos Nutricionistas classifica como “nociva do ponto de vista da credibilização da profissão”.
Mais do que nunca, importa navegarmos de olhos abertos e espírito crítico neste mar de influências.
“Quem decide o que comemos? Somos mesmo nós?” é o primeiro episódio da segunda temporada do “Próprio para Consumo” e já está disponível nas principais plataformas de podcast, no nosso site, e no site do PÚBLICO.
Acompanha tudo sobre o Próprio para Consumo
Episódios e conteúdos extra, acessíveis a partir da página do podcast