0

Carrinho

Temos uma visão idealista para o mundo e uma identidade muito própria. O desperdício zero é o símbolo máximo, mas debaixo dele há muitas camadas que o tornam possível. Ao ler os nossos princípios fundamentais vais compreender melhor o que nos propomos fazer na nova casa, em Telheiras, Lisboa.

 

#1 · CIRCULAR

Tudo o que entra pela nossa porta tem um de três destinos. É 1) consumido, 2) reaproveitado, (upcycling), 3) transformado em composto. Para isso temos um compostor eléctrico, a nossa Eva, que em 24 horas transforma a matéria orgânica em composto – que será depois entregue aos produtores que nos trazem vegetais e fruta, numa lógica de economia circular.

#2 · 100% VEGETAL

Saúde, ambiente e bem-estar animal: nenhuma dieta tem um impacto tão positivo nestas três áreas quanto comer exclusivamente à base de plantas. É isso que encontras na nova casa – um respeito absoluto por todas as dimensões associadas à nossa alimentação. Sem alguma vez descurar o essencial: o sabor.

#3 · LOCAL

Consumir local é quase sempre sinónimo de reduzir a pegada de carbono, além de estimular a economia local. Aqui não entram coisas como café, cacau, especiarias, côco, banana ou caju – pela pegada do seu transporte. Os vegetais e a fruta chegam-nos de um raio de 50 km à volta de Telheiras. Produtos como cereais e frutos secos vêm, no máximo, de Trás-os-Montes. Podes espreitar o nosso mapa de produtores aqui.

#4 · SAZONAL

O respeito pelas estações é fundamental. Tudo tem o seu tempo e temos de saber esperar, por exemplo, pela altura certa de comer tomate – em vez de o querermos o ano inteiro. Ao aceitar o ritmo da natureza, aprendemos também a dar outro valor aos alimentos quando a sua época finalmente chega. As nossas ementas são o espelho fiel daquilo que as terras dos produtores dão a cada semana.

#5 · SEM EMBALAGENS

Toda a matéria-prima é transportada em recipientes reutilizáveis, sem recurso a embalagens de utilização única. Isto requer uma mudança de mentalidade no trabalho com muitos produtores, mas com alguma persistência e criatividade consegue-se. Os frescos chegam em caixas, o azeite vem numa cuba e a amêndoa ou a alfarroba em sacas de ráfia ou serapilheira.

#6 · BIOLÓGICO

Fazemos questão de conhecer e visitar todos os produtores com quem trabalhamos. São homens e mulheres que tratam as suas terras com consciência. Seguem os princípios da agricultura biológica, para que os alimentos sejam saudáveis e nutritivos, ao mesmo tempo mantendo os solos vivos e ricos.

#7 · TRANSPARENTE

Este desafio do desperdício zero traz-nos conquistas e derrotas diárias. E por isso o último dos nossos princípios fundamentais é a transparência total. Quando por alguma razão não conseguirmos evitar gerar lixo, vamos partilhar essas frustrações. O mesmo se aplica às descobertas e inovações que vamos fazendo. A nova casa é um laboratório de ideias e experiências para um mundo mais consciente, saudável e sustentável.